Fundadores Em Primeiro de Outubro de 1995, no salão principal do CELD - Centro Espírita Léon Denis, sito na Rua Abílio dos Santos, 137, Bento Ribeiro, Cidade do Rio de Janeiro, foi fundada a AME-RIO - Associação Médico-Espírita do Estado do Rio de Janeiro, com a presença de vinte participantes, constituindo associados fundadores os seguintes médicos: Dr. Americo Domingos Nunes Filho, Dr. Antônio Carlos Costa Alves Paes, Dr. Luiz Carlos Dallarosa, Dr. Leon Levy, Dr. Paulo Aparecido Cury, Dr. Arleir Francisco Bellieny, Dr.ª Tania Braga Bellieny, Dr. Mauro Coelho de Carvalho, Dr.ª Leda Ohana Marques de Carvalho, Dr. Alberto Samuel Mercante, Dr. Danilo Julio Lucca, Dr.ª Margarida Nunes Monteiro, Dr.ª Nadja Medaber Jambo Alves Paes, Dr.ª Rose Márcia de Moura Santos, Dr.ª Jorgina de Souza Lima, Dr.ª Fátima Lourenço Rodrigues Anechino, Dr.ª Márcia Cordeiro, Dr. Hélio Washington de Medeiros Costa, Dr. Ademir Ornellas Cypiciano e Dr. Paulo Luiz da Rocha Bottentuit.

!a. Diretoria A primeira diretoria executiva da AME-RIO foi assim composta: Presidente - Dr. Americo Domingos Nunes Filho; Vice-Presidente - Dr. Antônio Carlos Costa Alves Paes; Primeiro-Secretário - Dr. Luiz Carlos Dallarosa; Segundo-Secretário - Dr. Leon Levy; Tesoureiro - Dr. Paulo Aparecido Cury.

Aprovada foi a denominação da Entidade: AME-RIO - Associação Médico-Espírita do Estado do Rio de Janeiro, bem como seu logotipo, que ressalta, no lugar da letra A, um desenho lembrando o Pão-de-Açúcar e, no das letras M e E, o desenho de um dólmen (monumento druídico, em homenagem a Kardec).

Por unanimidade, escolhido foi o espírito Dr. Adolpho Bezerra de Menezes como patrono da novel Associação, como acatada a indicação, para associados benfeitores, do Sr. Altivo Carissimi Pamphiro e do Dr. Roberto Amaro. O primeiro contribuiu com grande ênfase para a criação da AME-RIO e o segundo manifestou, em vida, o desejo de fundá-la.

A sede da AME-RIO, provisória a princípio, ficava na Rua dos Inválidos, 34, Sala 401, Centro, Rio de Janeiro.
O processo de fundação da AME-RIO foi realizado pelo Dr. Americo Domingos Nunes Filho. Primeiramente, a convite da Dr.ª Marlene Nobre, em encontro verificado no Rio de Janeiro, após reunião pública patrocinada pelo ICEB em 1995.

Na oportunidade, o Dr. Americo recusou a incumbência por causa de muitos afazeres nos âmbitos médico e doutrinário; neste, era Presidente da ADE-RJ - Associação de Divulgadores do Espiritismo do Rio de Janeiro; Vice-Presidente e Professor do ICEB, além de escritor.
A Dr.ª Marlene relatou ao Dr. Americo a urgência da criação da AME-RIO, desejo premente do idealizador das AME´s em todo o País, o querido Dr. Bezerra de Menezes.

No mesmo ano, o Dr. Americo, participando como orador, em São Paulo, de um Congresso Nacional de Medicina Espírita (MEDNESP 95), quando houve a fundação da AME-BRASIL, foi chamado novamente pela Dr.ª Marlene, que lhe disse que chegara a hora da aceitação da tarefa, O Dr. Américo, então, acedeu prontamente e pôs mãos à obra, procurando, de imediato, a ajuda do confrade Altivo e dos médicos espíritas do CELD.

1a. Sessão Solene A sessão solene de fundação da AME-RIO foi em 08/10/1995, às 15h, no auditório do CELD, com a presença da Dr.ª Marlene Nobre, Presidente da AME-BRASIL, que falou acerca da vida e da obra do patrono das AME´s, Dr. Bezerra de Menezes. Estavam presentes, como convidados especiais, o Presidente do CELD, Altivo C. Pamphiro; o representante da Federação Espírita Brasileira, Dr. Lauro Santiago; o confrade Sergio Nascimento, Presidente do ICEB; o poeta e escritor Líbio Magalhães, e os integrantes do Conjunto da Fraternidade, do Centro Espírita Irmã Sheila.

1a. Sessão Solene 1a. Sessão Solene

A solenidade de fundação da AME-RIO foi noticiada em diversos órgãos de divulgação doutrinária: Revista Aurora, Jornal Correio Fraterno do ABC, Jornal A Nova Era, Jornal Espírita, O Imortal e Serviço Espírita de Informações - SEI.

A primeira palestra científico-doutrinária da AME-RIO foi proferida pelo Dr. Jorge Andréa dos Santos, no auditório da antiga USEERJ - União das Sociedades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro, Rua dos Inválidos, 182, em 04/05/1996, às 14h, sobre o tema A Psique Humana.

1a. Sessão Solene 1a. Sessão Solene

 

1o. Aniversário A Sessão Comemorativa do primeiro aniversário da AME-RIO foi promovida no mesmo auditório em 05/10/1996, às 14h, com palestra realizada pelo Presidente da AME-RIO, Dr. Americo Domingos Nunes Filho, sobre o tema A Lei de Causa e Efeito, evento noticiado pelo Jornal Correio Fraterno do ABC e pelo SEI.

Houve participação da AME-RIO e do ICEB na elaboração, também, do Simpósio sobre Terapia de Vivências Passadas, realizado pela Dr.ª Maria Júlia Prieto Peres em 07 e 08/09/1996, no referido auditório.

1o. Aniversário 1o. Aniversário

Anualmente, sempre no primeiro domingo de agosto, pela manhã, a AME-RIO é responsável por um Seminário.

O primeiro Seminário, ocorrido em 01/08/99, teve como tema Reencarnação - Trilha da Libertação, com a participação dos oradores Arleir Francisco Bellieny, Henrique de Oliveira Fernandes, Milton Menezes, Jorge Andréa dos Santos, José Henrique Rubim de Carvalho, Sergio Fernandes Aleixo e Americo Domingos Nunes Filho.

O segundo Seminário, ocorrido em 06/08/2000, abordou a matéria TVP e Sexualidade, com os oradores Arleir Bellieny, Milton Menezes e Henrique de Oliveira Fernandes.
O terceiro Seminário, em 05/08/2001, enfocou A Doutrina da Reencarnação, sob a responsabilidade dos confrades Sergio Felipe de Oliveira, de São Paulo, e Jorge Andréa dos Santos, do Rio de Janeiro.

O quarto Seminário, em 04/08/2002, apresentou o tema Ansiedade e Depressão, com o orador Isaías Claro, de Osvaldo Cruz, SP.

O quinto Seminário, em 03/08/2003, ficou a cargo do escritor carioca Sergio Fernandes Aleixo, que realizou palestra referente ao lançamento do livro, de sua autoria, Meu Novo Nome - A Identidade Profética da Doutrina Espírita, da Editora do CELD.

O sexto Seminário aconteceu em 01/08/2004, sobre o tema Sexualidade e Espiritismo, com os oradores e escritores: Americo Domingos Nunes Filho e Jorge Andréa dos Santos. Na ocasião, houve o lançamento da obra Sexualidade à Luz da Doutrina Espírita, do primeiro, editada pelo CELD.

O sétimo Seminário da AME-RIO ocorreu em 07/08/2005, com o Dr. José Henrique Rubim de Carvalho abordando a matéria Hiperatividade e Déficit de Atenção.

O oitavo Seminário da AME-RIO foi realizado, em 6/08/2006, com o Presidente, Dr. Americo Domingos Nunes Filho, na apresentação do tema "Células-Tronco à Luz da Doutrina Espírita".

A atual diretoria executiva da AME-RIO, para o triênio 2011/2014, é composta dos seguintes membros: Presidente - Dr. Americo Domingos Nunes Filho; Vice-Presidente – Dr. Antônio Carlos Alves Paes; Primeiro-Secretário - Dr. Leon Levy; Segundo-Secretário - Dr.Lucídio Godinho Meireles;Tesoureiro - Dr. Danilo Júlio Lucca.

Sede
Avenida Presidente Vargas, 446, sala 605-Parte, Centro, CEP: 20071-000-Rio de Janeiro/RJ.

Nosso endereço para correspondência:
Estrada do Limoeiro 1065, Condomínio Alpha 1, Rua 13, Q.J, Lt.14, Limoeiro, CEP 25940-000, Guapimirim-RJ
(A/C: Dr Américo Domingos Nunes Filho)